sábado, 24 de março de 2007

Shar Pei

A origem do Shar-Pei é incerta. Pode ser um descendente do Chow Chow, a quem assemelha-se pela "língua azul". É possível que tenha surgido inicialmente no Tibete ou no Norte da China há 20 séculos, sendo que os primeiros exemplares da raça eram bem maiores do que os atuais O tipo físico original do Shar-Pei foi se perdendo na própria China, a partir do final da década de 40. Foi o preço pago pelo mundo canino em conseqüência da Revolução Comunista no país, em 1949. Nessa época, a raça quase foi extinta. A posse de cães e outros animais de estimação virou um luxo proibido. Abriu-se uma exceção para os cães de camponeses que comprovadamente os usavam para caça. Os demais só poderiam ter o direito de existir se seus proprietários arcassem com multas altíssimas. Caso contrário, a sentença era a execução,cumprida pelos soldados de Mao Tse Tung. Os cães "não trabalhadores" do país viram alimento para o povo esfomeado.

De aparência exótica e bastante singular, o Shar-Pei é um cão compacto, ágil e forte, caracterizado pela pele solta que forma pregas pelo corpo. Tem orelhas pequenas e retangulares, dobradas em direção aos olhos. Sua cauda é vertida em direção ao tronco e sua pelagem é curta e eriçada.
Parece estar sempre um pouco "triste", mas é um cachorro alegre e que se adapta bem à casa. Tranqüilo e leal, tem particular facilidade em se relacionar com as crianças.
A principal característica física da raça – a abundância de rugas – foi recentemente alterada pelos chineses, mas quando filhote o Shar-Pei ainda é considerado o cão mais enrugado do mundo.

12 comentários:

Anónimo disse...

gostaria de saber! aonde q posso comprar essa raça....
puts ja procurei em um monte de lugares!!!
sou camadaa nessa raça acho muitooo lindaaa

por favor me respondaa...
email: ruh_suelen@hotmail.com

Anónimo disse...

Adoro essa raça!
Gostaria de saber média de preço e possíveis problemas da raça!
Já ouvi falar sobre problemas de pele por causa das ruguinhas e que é bastante sério...
Meu e-mail é brubru.schusterbruna@hotmail.com

Anónimo disse...

EU TAMBÉM SOU LOUCA PRA TER UM CAOZINHO DESSES (SHARPEI). GOSTARIA DE SABER TAMBÉM SOBRE A MÉDIA DE PREÇOS , ONDE POSSO COMPRAR E SOBRE O PROBLEMA QUE ELES DAO NA PELE . COMO DEVE SR TRATADO UM CAO COM ESSAS RUGUINHAS! MEU IMAIL É :VITORIA_CAO@HOTMAIL.COM

Anónimo disse...

Gente, eu tenho um machinho de 2 meses e meio...
Eles são uns amores, o York é super carinhoso e apegado.
Problemas de pele podem ter sim assim como problemas de visao.
Esse é um cachooro pra quem gosta de cuidar de cachorro.
Eles podem ter derm atites, falhas no pelo que caem pq ficam umido entre outros problemas, e como sao muito enrugados eles tem problema de visao, como inflamação e ate problemas mais serios. O meu teve ulcera de retina, ficou 1 semana internado, mas agora ta tudo bem.
Enfim, tem que gostar muito de cachorro e estar disponivel financeiramente para surpresas que podem aparecer.

Anónimo disse...

Gostaria de saber o preço, que tamanho ele fica se tem raças menores dele, como é o seu comportamento essas coisass aguardo resposta, obeigado.
pedro_victornv@hotmail.com

Anónimo disse...

TENHO UM SHAR PEI FÊMEA COR CARAMELO, ESSA RAÇA É MUITO DOCIL, REALMENTE TEM QUE TER UM CUIDADO ESPECIAL COM PELO E OLHOS, MAS NADA TÃO SÉRIO, CLARO QUE NA HORA DE COMPRAR TEM QUE FAZER UM LEVANTAMENTO PRÉVIO DO ESTADO DE SAÚDE DO CÃO, Á MÉDIA DE PREÇO É DE R$ 1.500,00 À R$ 2.000,00, ENFIM, MAIS O AMOR QUE ELES TEM PELOS DONOS VALE MUITO O CUSTO ABÇ, ROBSON.

Anónimo disse...

olá tenho uma shar pei femia uma fofura .mais alguns dias atraz ela sofreu uma acidente ,nossa entrei em panico ela quebrou o femor .ela ficou internada 15 dias foi operada graças a DEUS está bem .esse raça é muito carinhosa .como alguma pessoas falaram eles tem que ter cuidado especial ainda mais filhotes ah fiz tambem uma cirurgia nos olhos dela essa raça tem os olhos muito pequenos .gatei uma nota mais valeu apena rs amo ela .(shayra)

Anónimo disse...

Olá gostaria de saber o preço e onde posso comprar, é o único cão que eu quero ter, mas não consigo achar um de raça que tenha pedgree.

meu email thamy.b@hotmail.com

até mais

Anónimo disse...

olá eu tb adoro essa raça,gostaria de saber que cuidado tenho de ter em especial com os olhos.e que cores é que existem dessa mesma...

Anónimo disse...

Eu tenho uma femea se chama lindsay, ele é linda em todos os sentidos é companheira, brincalhona, odeia ficar sozinha!!!!
Mas vale a pena ter um só que tem que se preparar pois esta raça tem muitos problemas de pele, tem otites constantes, pode vir a ter problemas oculares como foi o caso da minha por ter excesso de pele teve que fazer cirurgia, então requer muitos cuidados pensem bem antes de comprarem por impulso!!!!! Pois um animal dura muito e se for para maltratar nem queiram, pois animal não é brinquedo eles sentem fome, dor e medo!!!!!

Unknown disse...

Boa tarde , eu tenho um Shar PEI com 3 meses e nesta ultima semana começou a ficar com bastantes falhas de pelo na parte de baixo do corpo e Está a alastrar para o resto do corpo, penso que terá sido PELA muda de ração para uma mais barata ,já estou a introduzir novamente o PRO PLan SENSITIVE, será que fiz bem????
será que foi da ração ?
agradeço que quem tiver disponibilidade ajude-me......OBRIGADA
kikas_sandra@hotmail.com

Anónimo disse...

Gente o sharpei só tem ruguinhas e é fofo quando é bebê depois ele cresce fica parecido com um pit bull as pessoas ficam com medo pois ele tem cara de mau. Não compre por impulso. Cachorro é igual filho não vai ser filhote a vida inteira. É um um cão perfeito mas não é pra qualquer um, tem que ter dinheiro, espaço e muiiito amor para criar um SHarpei.