sexta-feira, 23 de março de 2007

Cão Serra da Estrela

É uma das raças de cães de montanha da Europa menos conhecida. Os seus possuidores usam-nos hoje como dedicados animais de companhia. É um cão que necessita de espaço livre e dificilmente se adapta a ambientes fechados. Para além disso, continua ainda hoje a cumprir a sua função de guardião de rebanhos na serra que lhe deu o nome.
A sua alimentação nos primeiros meses de vida deve ser cuidada; é um cão de rápido desenvolvimento, e como tal alimenta-se bem. Depois de atingir o estado adulto (aos 17 meses), torna-se um cão grande que come muito pouco.

No dia a dia com os seus donos é um cão extremamente afável e dedicado.Tem um carácter especial para lidar com crianças, de quem com facilidade ganha a simpatia pela forma carinhosa com que as aborda. Tudo isto contrasta com a agressividade disuasora com que enfrenta presumíveis inimigos ou intrusos indesejáveis naquilo que é o seu território.
O "Serra da Estrela" tem o seu solar da raça na região da Serra da Estrela. Nesta região agreste de montanha foi, desde tempos imemoriais, utilizado pelos povos que a povoaram, como companheiro fiel, de guarda dos rebanhos e haveres. Os Romanos descreveram-no como "Fiel, Belo e Feroz".

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola! tambem tenho uma menina serra da estrela, sao maravilhosos esse caes, passa la no blog dela. obrigada.