sexta-feira, 23 de março de 2007

Dicas para a saúde do seu cão


A melhor forma de detectar eventuais doenças no seu cão é mantê-lo sob uma observação cuidada e permanente. Existe um conjunto de reacções físicas e comportamentais que passamos a descrever, e que o podem ajudar detectar em antecipação, eventuais doenças.

Emagrecimento
O emagrecimento pode ser causado por uma deficiente alimentação ou pela presença de parasitas no organismo.

Pouco apetite
A diminuição de apetite pode ser causada por inúmeras razões como a mudança do ritmo de vida, mudança do meio onde vive, dores nos dentes ou simplesmente febre causada por outra maleita.

Apatia generalizada
Neste caso o cão pode estar simplesmente cansado por ter desenvolvido um esforço físico anormal. No entanto, se o sintoma persistir, podemos estar perante alguma doença contagiosa.

Vómitos
Os vómitos podem ser causados por irritações no estômago, problemas intestinais, infecções virais ou mesmo pela ingestão de elementos não comestíveis. Uma vez que vómitos sucessivos provocam uma situação de aflição para o cão, deve-se actuar de imediato.

Comichão
Sendo um comportamento normal nos cães não deve ser encarado como normal quando em excesso. Mais uma vez, a observação do seu animal pode ajudá-lo a distinguir um comportamento normal de outro resultado da presença de pulgas ou de uma qualquer doença de pele (por exemplo sarna ou tinha). Quando este sintoma coincide com a perda de pêlo, então deve levar de imediato o seu cão a um veterinário para que este possa administrar uma medicação eficaz. Salientamos para o facto de tanto a sarna e a tinha serem doenças contagiosas .

Tosse
A tosse não é por si só um comportamento preocupante pois pode revelar apenas uma irritação provocada por cheiros intensos ou fumos. No entanto, se a tosse persistir, pode revelar algum problema mais grave ao nível do sistema respiratório ou a presença algum objecto estranho.

Problemas urinários
Um problema urinário pode revelar-se, por exemplo, em micções dolorosas para o animal ou na presença de sangue na urina. Em qualquer um dos casos estamos certamente perante patologias graves, como infecções renais, cálculos, inflamação da bexiga, etc.

Vacinação
A vacinação constitui um acto muito importante para manter o seu cão de boa saúde. As vacinas protegem contra algumas doenças, muitas delas fatais pelo que deverá seguir o plano de vacinação de acordo com as indicações do veterinário. Algumas das doenças protegidas pela vacinação são mesmo contagiosas para o Homem. As mais importantes são: a parvovirose, a esgana, a leptospirose, a hepatite, a tosse do canil e a raiva. Nunca pense duas vezes em vacinar o seu cão.

Sem comentários: